Hoje, quando desfolhava a National Geographic deste mês, reparei num pequeno artigo sobre Lincoln Karin.
Este senhor vive em Nova Iorque e passa horas e horas a fotografar animais que vivem em Central Park. Os mais fotografados são dois búteos-de-cauda-ruiva que formam um casal já famoso em Nova Iorque e noutras paragens - Palemale & Lola.
Este casal de aves de rapina fixou o seu ninho no 12º andar do edifício 927 da 5ª Avenida.
Em Dezembro de 2004, o proprietário do edifício decidiu retirar o ninho. E retirou-o no dia 7 desse mês. Logo surgiram muitas vozes que se manifestavam contra a eliminação do ninho. Chegou a haver uma petição assinada por 10.000 pessoas e em Janeiro de 2005 voltaram a colocar um novo ninho.
Quando, em Março de 2005, viajei para Washington, estive três dias em Nova Iorque. Por acaso tinha conhecimento desta história e passei umas boas horas a dar uso ao binóculos recém comprados.
Foi daqui, de um banco de jardim, que observei o Palemale e a Lola.
O prédio do meio é o que tem o ninho, no último andar.
O prédio do meio é o que tem o ninho, no último andar.
jjhhjh
jhjhj
hlkhk
E isto é o que podemos ver, graças a Lincoln Karim.
Desde que mudaram o ninho em 2004/2005, nunca mais nasceram crias deste casal. Apesar de haver acasalamento e postura de ovos, estes nunca mais eclodiram. Lincoln Karim é da opinião que o ninho colocado em 2005 não tem a forma adequada e que, por várias razões, não permitem a nidificação eficaz. Já solicitou autorização para este ninho ser substituído por um outro melhor mas até agora continua tudo na mesma.
jhjjjh
Para além deste problema existe um outro mais grave. As autoridades responsáveis por Central Park têm vindo a colocar veneno para roedores o que tem provocado muitas mortes também entre as aves de rapina.
jhhhhj
Mais informações e fotos, muitas e boas fotos, aqui
2 comentários:
Tão giro!
Eheheh!!!
Beijocas
Enviar um comentário